Campanha nas escolas é uma parceria entre a Semtran e a Semed
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu na tarde de quinta-feira (25) palestras sobre o Maio Amarelo para alunos do Instituto Municipal de Educação Engenheiro Francisco Erse, localizado na avenida Amazonas, nº 6363, bairro Cuniã. Neste ano, a campanha tem como lema “Escolha a vida”.
O momento foi ministrado por um profissional especializado em trânsito, que apresenta casos de acidentes de trânsito, suas causas e consequências. Além disso, os profissionais conversaram com os alunos sobre como eles podem contribuir para a segurança, seja como pedestres, ciclistas ou motoristas.
O agente de trânsito J. Silva fala sobre as ações. “É sempre bom tonar públicas as nossas ações, a meta é única: a redução de acidentes. Aqui nas escolas nós estamos trabalhando com dinâmicas, fazendo a parte externa na faixa de pedestres, juntamente com a equipe de fiscalização, levando orientação sobre conscientização e prevenção do trânsito. É muito importante levar esses temas relacionados ao trânsito para o ambiente escolar, pois as crianças e os jovens são o público ideal para se transmitir essas ideias de conscientização para um trânsito seguro, visto que eles representam as gerações de futuros condutores, bem como já podem ser disseminadores dos conhecimentos obtidos”, disse o agente.
“São palestras boas que a gente teve com as crianças e elas aprenderam bastante, foram feitos painel, redações, desenhos e esse aprendizado eles passam para os pais e familiares, sobre a vida, os cuidados e deveres no trânsito. Os alunos ainda são pequenos, mas são os futuros motoristas. É nosso dever conscientizar sobre a necessidade do papel de cada um para fortalecer um trânsito mais seguro e consciente”, disse a professora Priscila Pantoja.
CAMPANHA
A campanha Maio Amarelo é realizada anualmente, com base em uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), com o propósito de chamar a atenção dos cidadãos sobre a necessidade de todos os agentes que compõem a mobilidade urbana agirem de forma preventiva, tornando o trânsito mais seguro.
Texto: Rando Silva
Foto: Semtran
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)