Três ações do município oferecem benefícios para recuperar passageiros do transporte coletivo
Antes da pandemia da Covid-19, cerca de 58 mil passageiros usavam todos os dias o transporte público de Porto Velho, mas o movimento caiu substancialmente. Passado um ano desde o início da crise sanitária, a Prefeitura está investindo em ações para estimular o uso dos ônibus e a manutenção dos protocolos de saúde.
Entre as medidas adotadas pelo município destacam-se o subsídio para a manutenção do serviço, cartão eletrônico para a tarifa exclusiva e aplicativo que detalha rotas e horários dos ônibus.
“Porto Velho viu uma explosão de veículos e aplicativos de mobilidade urbana nos últimos anos. O resultado disso é um trânsito que precisa, cada vez mais, de ajustes e os ônibus públicos têm um papel central nisso”, explica Ronaldo Flores, secretário da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran).
SUBSÍDIO
Em abril desse ano, a Prefeitura investiu no serviço público de transportes para garantir à população passagens com valor inferior à tarifa oficial.
O subsídio permitiu que, em abril, os usuários tivessem tarifa zero, ou seja, puderam transitar sem pagar nada. Desde o dia 10 de maio, o valor da passagem passou para R$ 1, valor que vai seguir até o dia 9 de agosto deste ano. De 10 agosto a 9 de novembro a tarifa vai custar R$ 2 e, de 10 de novembro a 31 de dezembro passa para R$ 3.
“Essa é uma medida já adotada em grandes cidades do Brasil e do mundo. Foi a forma encontrada pela Prefeitura para garantir as atividades do comércio local e da população. É uma oportunidade para os moradores conhecerem o novo transporte coletivo da capital”, resume Hildon Chaves, prefeito de Porto Velho.
COM CARD
Os valores da tarifa especial só são possíveis aos passageiros que realizarem o pagamento com o cartão COM Card. Caso o usuário faça o pagamento em espécie, a passagem custará R$ 4,05.
O cartão também é necessário para estudantes que pagam meia tarifa e aos idosos e portadores de deficiência que possuem direito à gratuidade.
A capital possui um ponto específico para o cadastro do COM Card. É o auditório da Emater, na avenida Farquar, 3055, bairro Panair, de segunda à sexta, das 08h às 17h, e aos sábados das 08h às 12h.
Além disso, a Prefeitura também disponibiliza pontos recarga do cartão:
Net Infor Informática & Celulares
Av. Jatuarana, 4245 - Nova Floresta
De segunda a sexta, das 8h às 18h
Farmácia Super Popular
Avenida Farquar, 515 – bairro Panair
De segunda a sábado, das 7h às 19h
Auditório da Emater
Avenida Farquar, 3055 - Bairro Panair
De segunda a sexta-feira, da 8h às 17h
Sábado, das 8h às 12h
Cantinho da Pizza (Shopping Porto Velho)
Avenida Prefeito Chiquilito Erse, 3288
Loja 204/01, 2° andar – bairro Flodoaldo Pontes Pinto
De segunda a sábado, das 10h às 22h
Domingo, das 12h às 21h
ACR - Associação Comercial de Rondônia
Av. Presidente Dutra, 2815 - Centro
De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Panificadora Canaã
Rua José Amador dos Reis, 2817 - Bairro JK
De segunda a domingo, das 6h às 22h
Ótica Diniz
Avenida Sete de Setembro, 1140 - Centro
De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30
Sábado, das 8h às 13h
Mercado Batiolly
Avenida Calama, 7443 – bairro Planalto
De segunda a domingo, das 8h às 21h
CITTAMOBI
A população conta ainda com o aplicativo CittaMobi. A plataforma, adquirida pela Prefeitura, possibilita que o usuário consulte rotas e horários dos ônibus em tempo real.
O usuário pode, em qualquer ponto da cidade, pesquisar as paradas de ônibus mais próximas e, a partir delas, saber quais rotas estão disponíveis, sua atual localização e a previsão de chegada.
A ferramenta ajuda o usuário a escolher a rota que garanta um trajeto mais rápido e também um menor tempo de espera nos pontos de ônibus.
“Todas essas iniciativas da Prefeitura mostram o nosso compromisso com um trânsito mais ágil, democrático e justo. São benefícios para os moradores que economizam tempo e recursos durante seus afazeres. É uma garantia segura do ir e vir em tempos de pandemia”, finaliza o secretário municipal de trânsito.
Texto: Pedro Bentes
Fotos: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)