A ação faz parte da programação ‘Maio Amarelo” promovida pela Prefeitura de Porto Velho
Cerca de 250 crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Padre Chiquinho participaram da ação educativa “Maio Amarelo” na manhã desta quinta-feira, 10, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran). A atividade foi coordenada pela Divisão de Treinamento de Educação no Trânsito (DTET).
Na atividade (lúdica) quatro alunos foram escolhidos pelos organizadores do evento para percorrerem um jogo de tabuleiro onde constava a sinalização de trânsito. Durante o percurso, as crianças recebiam orientações – quem cometesse infrações voltava as “casas” como punição.
A equipe da Semtran também utilizou músicas e coreografias para repassar orientações aos alunos, e assim facilitar a compreensão. A participação dos mascotes “Semtranzinho” e “Semtranzinha” agitou a garotada.
Esta é a segunda vez que a Semtran vai à escola Padre Chiquinho este ano. Na ação anterior, os técnicos da Prefeitura ensinaram as crianças como usar a faixa de pedestre corretamente.
De acordo com Adriana Felício, diretora do Departamento de Trafego, essas ações são importantes para conscientizar os alunos. “As orientações, repassadas de forma lúdica, ficam na memória e quando os pais cometem infrações no trânsito, as crianças chamam a atenção deles”, observou.
A diretora da Escola, Glória Chaves, explica que as atividades de conscientização sobre o trânsito e o meio ambiente são realizadas durante todo o ano na instituição. “Nossas ações são intensificadas nos meses de maio e novembro em virtude do Maio Amarelo e da Semana do Trânsito”, destacou.
Tudo o que os alunos aprendem, segundo a diretora, é transformado depois em trabalhos de classe, com a produção de cartazes, peças teatrais, músicas e paródias que são apresentados à comunidade durante a feira escolar.
Serviços
Além das escolas, a Divisão de Treinamento e Educação no Trânsito realiza palestras e atividades em empresas e faculdades. O trabalho é feito de acordo com a faixa-etária do público. Agendamento devem ser feitos pelo telefone 39013161.
Fonte: Comdecom