www.googletagmanager.com SEMTRAN - Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes Ir para conteúdo
×
Secretarias

TRÂNSITO
Semtran realiza ação educativa para ensinar pedestres a utilizar tecnologia que permite atravessar a rua com segurança

07/Abr/2025 - 09:59

Equipamento tem inscrição em braille que orienta os deficientes visuais

Ação educativa ocorreu na avenida Jatuarana em frente ao Meta 21A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), realizou uma ação educativa na tarde de sexta-feira (4), na avenida Jatuarana, zona Sul da cidade, em frente ao Meta 21. O foco foi a segurança dos pedestres, que agora contam com um semáforo exclusivo para cessar o fluxo de veículos e atravessarem a via sem riscos de acidentes.

“Nós estamos trabalhando na campanha educativa Travessia Segura, onde ensinamos a forma correta de utilizar a botoeira, ou seja, apertar um botão para que a luz verde acenda para o pedestre e ele passe em segurança. A gente passa essas instruções porque está gerando um conflito entre condutores e pedestres, porque ambos ainda não se acostumaram com a nova realidade”, explicou o agente de trânsito Joelmir Silva (J. Silva).

O agente acrescentou que no poste do semáforo, de ambos os lados da via, foi instalado o equipamento denominado botoeira. Para atravessar de forma segura, o pedestre deve apertar o botão de cor amarela por três segundos. Nisso, a luz vai ficar vermelha para os carros e será emitido um sinal sonoro ao pedestre informando que ele pode realizar a travessia.

O equipamento também tem um pequeno texto em braille no botão amarelo e logo acima, na parte superior, que instrui os deficientes visuais a realizarem o mesmo procedimento (apertar o botão por três segundos) e aguardar o sinal sonoro que autoriza atravessar a rua sem correr riscos.

AVENIDA CALAMA

Botoeira é um dispositivo que permite aos pedestres acionar a luz vermelha do semáforoDispositivo semelhante foi instalado no semáforo da avenida Calama, próximo a Câmara Municipal, no bairro Embratel. Equipes da Semtran também já estiveram no local fazendo o trabalho educativo e ensinando os pedestres a cruzar a via com tranquilidade

“Estamos acatando as determinações do prefeito Léo Moraes e as orientações do secretário Iremar Lima (Semtran). Nesse sentido, estudos estão sendo realizados para identificar outros locais de grande fluxo e que indiquem a necessidade de implantação dessa tecnologia”, comentou J. Silva.

TECNOLOGIA

A Botoeira é um dispositivo que permite aos pedestres acionar a luz vermelha do semáforo, permitindo a travessia da rua com segurança. A função dela é avisar que existe uma demanda de travessia de pedestres.

O principal objetivo é possibilitar a melhoria na segurança do trânsito, dando maior respeito a quem deseja realizar a travessia, principalmente aos que têm dificuldades visuais.

Ao se dirigir ao equipamento, o pedestre apertará um botão com a descrição em braille. Nisso, será acionado o desligamento do semáforo e a botoeira emitirá um alerta sonoro avisando que pode atravessar a rua com segurança.

“Só é permitido outro acionamento quando o ciclo semafórico estiver terminado, ou seja, quando a luz vermelha acender novamente para os pedestres”, finalizou J. Silva.

Texto: Augusto Soares
Foto: Semtran

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2025 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI