Município investiu R$ 300 mil em tecnologia que vai ajudar a proporcionar mais segurança no trânsito e proteger vidas
A Prefeitura de Porto Velho investiu R$ 300 mil na aquisição de dois retrorrefletômetros, equipamentos de alta tecnologia para aferir a qualidade da sinalização horizontal e vertical. Para operar esse novo sistema, a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) promoveu desde a última semana uma capacitação com os servidores que integram a comissão de fiscalização da pasta.
"Estamos capacitando nossas equipes para operacionalizar esses equipamentos modernos, adquiridos pela Semtran, que serão utilizados para aferir a qualidade dos trabalhos de sinalização horizontal e vertical, realizados pelas empresas contratadas. Assim, podemos assegurar que o serviço contratado foi de fato prestado pela empresa, com a qualidade e a segurança exigidas no contrato", disse o secretário da Semtran, Anderson Pereira.
Esse equipamento, da marca Easylux, é o mesmo usado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para aferir os serviços prestados em rodovias, por empresas contratadas. "O retrorrefletômetro assegura o bom fornecimento e prestação desse serviço, além de dar segurança aos órgãos de controle externo, acerca da qualidade dos serviços prestados", completou o secretário.
A tecnologia permite aferir se as placas e pinturas realizadas pelas empresas, de fato, têm a qualidade que o contrato especifica. Entre os itens observados estão a luminosidade e a refletividade das placas e faixas, entre outros aspectos, visando ampliar a segurança no trânsito e salvar vidas.
Texto: Eranildo Costa Luna
Foto: Semtran
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)