CARNAVAL
População deve redobrar atenção e respeito às regras de trânsito

16/Fev/2023 - 09:41

Combinação de álcool e volante continua a ser a principal causa de acidentes nesse período

Semtran orienta e chama atenção para as normas do Código de Trânsito BrasileiroA atenção ao trânsito é uma preocupação diária das autoridades públicas e dos moradores ao longo de todo o ano e no período carnavalesco não seria diferente. Pensando nisso, a Prefeitura de Porto Velho intensifica as ações de conscientização aos motoristas e pedestres, principalmente durante e após os desfiles dos blocos de rua da capital.

Para isso, a Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade e Transportes (Semtran) promove uma campanha reforçando as orientações à população quanto às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O agente de trânsito da Semtran, Joelmir Silva, explica o que motiva o município a intensificar as orientações nesse período do ano.

“O principal fator continua a ser o elevado número de acidentes resultado da combinação de álcool e volante. Infelizmente, ainda temos muitas pessoas que insistem nessa prática que pode custar vidas. Sem moderação, o álcool pode dar fim à folia e acabar em tragédia”, explica o agente.

Para reforçar o alerta no período carnavalesco, a Semtran conta com o apoio de órgãos estratégicos da segurança pública e da pasta municipal ligada à cultura.

Município conta com apoio do Detran, da PRF e da Polícia Militar“Nossa meta é trabalhar com a prevenção de acidentes de trânsito através, por exemplo, de blitzes educativas que estarão presentes em todos os blocos da capital. Para isso, temos o apoio do Detran, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar (PM). Esse ano ainda temos o reforço da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural) nessa divulgação”, acrescenta o agente de trânsito.

As orientações também valem para os organizadores dos blocos que precisam seguir uma série de determinações, sendo a principal delas respeitar o espaço resguardado ao trio e aos foliões. A autorização e fiscalização ficam a cargo da Semtran. Já para os pedestres, a orientação é sempre circular e se divertir nas áreas exclusivas aos foliões.

“O trânsito é um cenário maior de encontro entre as pessoas. Por isso, nossas ações buscam o melhor cenário de convivência e, consequentemente, reduzir o número de acidentes nesse período que deve ser de alegria. Que neste carnaval, os foliões possam ser multiplicadores dessas informações”, finaliza o agente.

Texto: SMC
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI