imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

DIA DO TRABALHADORAgente de trânsito fala da importância da profissão e mudanças na cidade

29/Abr/2022 - 12:07

Profissional zela pela segurança de condutores, ciclistas e pedestres

De chapéu branco e de farda marrom, o agente de trânsito trabalha para o bom funcionamento da malha viária. Seu papel no trânsito é fundamental para garantir a segurança nas vias e a melhor fluidez de condutores, ciclistas e pedestres que circulam todos os dias entre ruas e avenidas de Porto Velho.

Fábio do Carmo é agente de trânsito da Prefeitura há dez anosSegundo a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), aproximadamente 78 agentes realizam este papel todos os dias na capital.

Servidor há dez anos da Prefeitura, Fábio Silva do Carmo, conhecido pelos colegas como agente Do Carmo, de 45 anos, é um dos 78 agentes de trânsito. Ele conta que a escolha pela profissão de agente de trânsito foi decorrente da afinidade que ele teve com a antiga profissão, a de instrutor de trânsito.

“Antes de eu trabalhar como agente de trânsito, eu já dava aula na área. Então, essa vocação, aliada a ideia de poder colaborar com a melhoria da minha cidade, foram um dos motivos que me fizeram seguir esta carreira”, conta o agente Do Carmo.

Questionado sobre os avanços que o trânsito teve nos últimos anos, o profissional destacou o reconhecimento e a valorização que a classe ganhou dos condutores e os investimentos aplicados na melhoria da infraestrutura da malha viária na cidade.

“A cidade como um todo mudou e muito. A começar pelo reconhecimento dos condutores a respeito da função do agente de trânsito durante as atividades que exercemos no dia a dia, a melhoria das vias e a sinalização vertical e horizontal, assim como, a estruturação que o município fez na aquisição de novas viaturas, fardamento, valorização profissional e investimentos em campanhas educativas. Tudo isso contribuiu de forma satisfatória para que essa mudança ocorresse” frisou.

Agente de trânsito é um dos responsáveis por garantir a segurança de pedestres

Além de garantir a segurança, também é função do agente de trânsito cumprir e fazer cumprir o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), realizar patrulhamento ostensivo de fiscalização, identificar problemas nas vias, elaborar relatórios, implantar campanhas educativas de conscientização no trânsito e mais uma infinidade de responsabilidade a ser cumprida, conforme estabelece a Lei Complementar nº 334, de 02 de janeiro de 2009.

Questionado sobre a importância do profissional de trânsito, o motociclista Kaio Alexandre, de 22 anos, mostrou realmente saber o porquê este profissional é essencial.

“O agente de trânsito tem a finalidade de educar e fiscalizar com o objetivo de manter o trânsito mais seguro e, claro, para que as pessoas aprendam um pouco mais a seguir as regras”, conta o condutor.

“A mensagem que eu quero deixar é que se cada um cumprir com responsabilidade os seus deveres, respeitando a hierarquia do trânsito, os sinais verticais e horizontais e o CTB, com certeza, teremos um trânsito melhor e com menos acidentes fatais”, completa o trabalhador.

Texto: Carlos Sabino
Foto: Carlos Sabino

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Agente de trânsito é um dos responsáveis por garantir a segurança de pedestres

29/Abr/2022 - 12:11


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho